sábado, 11 de dezembro de 2010

Mostra Pedagógica 2010

PCRJ/ SME/CREJA – Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos

Mostra pedagógica 2010

Seu lugar no mundo com o Google Earth®[1]

A idade do nosso planeta gira em torno de 4, 5 bilhões de anos (quatro bilhões e quinhentos milhões ou 4.500.000.000). A nossa idade no planeta é bem mais recente[2]. A idade das nossas civilizações é mais recente ainda. O homem está há pouquíssimo tempo na história nosso planeta.

As questões relativas ao espaço e ao tempo sempre estiveram presentes na história humana. Nos primórdios da sua existência, situar-se no tempo e no espaço era também uma questão para a própria sobrevivência do ser humano. A observação e a percepção da passagem do tempo e as suas manifestações na paisagem foram importantes para a Revolução Agrícola, fator importante para a Divisão Social do Trabalho e surgimento das primeiras civilizações[3].

Oitenta mil anos após a conquista do fogo, nessa passagem de final do século XX para essa primeira década do século XXI, vivenciamos o advento e a consolidação das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação como novas e ampliadas possibilidades de percepção do tempo e do espaço[4]. As imagens de satélites se multiplicaram, passamos a ver o nosso planeta, a nossa casa, de formas cada vez mais nítidas, em ângulos e detalhes jamais vistos.

Da mesma forma, com o telescópio Hubble[3] e as sondas espaciais, ampliamos também a nossa capacidade de ver e perceber “para fora da Terra”, para o espaço e tempo ampliados da nossa galáxia e do universo.

O primeiro momento do nosso exercício consiste na exibição de uma apresentação de slides que contempla esse olhar “para fora da Terra”. São imagens do Hubble e comparações do tamanho de planetas e estrelas que propõem questionamentos referentes aos conceitos de tempo e espaço. Onde estamos no universo? Como a Terra, o nosso planeta e a nossa casa, é pequena e especial![5]

No segundo momento, vamos utilizar a internet através do computador e um aplicativo específico, o Google Earth®, para “olharmos para o nosso planeta Terra”, para a nossa casa e a nossa escola. Vamos trabalhar com a localização, identificar os seus oceanos e continentes. Vamos poder perceber como o espaço vem sendo ocupado de diferentes formas pelo trabalho do homem[6]. Vamos ver a ocupação urbana de forma ordenada e planejada e também ver a ocupação urbana desordenada assim poderemos refletir sobre as desigualdades na ocupação do espaço no nosso planeta Terra, na nossa Cidade e no nosso lugar[7].

Para finalizar a nossa atividade, vamos escutar, com o “Roupa Nova”®, a música “Sal da Terra” de Beto Guedes.

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra


[1] Professor Marcos Aurélio Bassolli Alves

[2] Pesquisas indicam vestígios do homem moderno na porção oriental da África datadas de duzentos mil anos atrás (200.000)

[3] Bloco I UP 2

[4] Bloco I UP 1 e UP 3 e Bloco II UP 1

[5] O movimento da vida.

[6] Bloco 2 UP 2

[7] Bloco II UP 3

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