sexta-feira, 8 de agosto de 2014

20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

Trabalho aprovado para “apresentações especiais”.

Modelos de EaD e o planejamento, implementação e gestão da EaD para Jovens e Adultos na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro
Marcos Aurélio Bassolli Alves - UFF & UERJ

Contexto EJA – Educação de Jovens e Adultos e a modalidade EAD. Dados da PNAD 2009 apontam, nas condições de vida da população brasileira, que o conjunto de pessoas que frequentava os cursos de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos era de 2,1 milhões de pessoas. Destes, 78,3% estão em classes do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio. Apesar do avanço e consolidação das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação e as suas aplicações no campo da Educação a Distância (Educação on Line) ainda é significativo o número de cidadãos que estão, por diferentes motivos, fora da escola e impedidos de continuar seus estudos no sistema regular de ensino. A EJA – Educação de Jovens e Adultos, modalidade da Educação Básica, insere-se no processo permanente de aprendizagem do adulto, condição básica para cidadania e inserção no mercado. (GADOTTI, 2014) Ao mesmo tempo, diferentes autores apontam um crescimento exponencial e até explosivo da EAD no Brasil (MATTAR, 2014), notadamente a partir da consolidação e universalização do acesso às [novas] TIC´s. Historicamente, da mesma forma que identificamos esse crescimento também percebemos uma maior complexidade decorrente da formulação e desenvolvimento de diferentes modelos de EAD. Tal complexidade e alcance da EAD demandam maiores estudos teóricos sobre os seus modelos, roteiros e processos de ensino aprendizagem (MATTAR, 2014). A EAD, mais do que uma forma de ensino, deve ser vista como uma estratégia de política pública possível para a ampliação da Educação de Jovens e Adultos garantindo assim o direito de todos à educação. EAD no CREJA – Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos, primeiro passo na expansão para as escolas exclusivas de EJA na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. Polo de atendimento presencial; Design Didático do material impresso; Mediação tecno-pedagógica; Aulas presenciais interdisciplinares; Tutoriais presenciais; Provas presenciais. Parceria com a Fundação Trompowsky – Exército Brasileiro - AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle®. Fóruns – Comunicação síncrona; Tutoria a distância; Flash das aulas/disciplinas; Exercícios específicos com gabaritos comentados; Atividades específicas das aulas interdisciplinares presenciais; Resultados alcançados e ações futuras; Avalição institucional; Distância transacional x motivação x desistência

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