segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Livros falados gratuitos para deficientes visuais.


DSCF6110

Trabalho de Campo “Desigualdade socioambiental na Cidade do Rio de Janeiro”

Trabalho de Campo CREJA

CREJA – Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos
Trabalho de Campo interdisciplinar: Estudos da Sociedade, Língua Portuguesa e Ciências1
Cidade do Rio de Janeiro: limites, localização e desigualdades socioambientais.2
1. Roteiro
 CREJA - Centro da Cidade do Rio de Janeiro – Av. Rio Branco (Centro comercial – bancário) - Elevado da Perimetral (futura proposta de demolição-Projeto Porto Maravilha) - Avenida Brasil (início) - Linha Vermelha - Ilha do Fundão (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro).
o Porto do Rio de Janeiro;
o Cidade do Samba;
o Armazéns que serão demolidos;
o Hospital INTO.
 1ª parada – Ilha do Fundão – UFRJ - Baía de Guanabara
o Limite Leste da Cidade – Baía de Guanabara – Ponte Rio-Niterói;
o UFRJ – Tecnopolos – CETEM (Pesquisa Mineral) – CEPEL (Eletrobrás) – CENPES (Petróbras)...
o Edificações do entorno (Complexo da Maré), teleférico do Complexo do Alemão;
o Condições da água e da areia – poluição da água e lixo flutuante;
 Saída da Ilha do Fundão – Linha Amarela – Avenida Ayrton Senna – Praia da Barra da Tijuca.
o Estádio Olímpico
o Bairros da Zona Norte
o Túneis
o Chegada a Barra da Tijuca
 Tipos de edificações
 Cidade de Deus
 Barra da Tijuca
o Obras BRT – Transcarioca (Corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.
o Cidade da Música
 2ª Parada – Praia da Barra
o Limite Sul da Cidade – Oceano Atlântico.
o Edificações do entorno (condomínios).
o Lagoas
o Condições da água e da areia.
 Saída da Praia da Barra da Tijuca – Avenida Sernambetiba – São Conrado – Vidigal – Leblon – Ipanema – Copacabana – Aterro do Flamengo – CREJA
o Copacabana, Ipanema, Leblon – Zona Sul da Cidade
 Turismo
2. Procure observar e fotografar.
a. Investimentos públicos e privados (obras);
b. Paisagem natural e paisagem geográfica;
c. Edifícios e casas (tipos de residências);
d. “Seu olhar sobre a sua Cidade”.
1 Prof. Marcos Aurélio Bassolli Alves (Estudos da Sociedade) e Profa. Liana Lopes (Língua Portuguesa)
2 Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2013.

Agora que já fizemos o trabalho de campo, vamos utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação para agregar conteúdos à nossa prática.

  • Assistiu o vídeo acima? Quando ele foi feito? Mudou alguma coisa? Qual é a sua opinião sobre o vídeo?
  • Deixe os seus comentários sobre a sua vivênvia no trabalho de campo. O que achou? O que gostou? Quais foram as suas impressões sobre as desigualdades que vivenciamos? Deixe os seus comentários livremente mas não se esqueça de informar o seu nome completo para que possamos publicá-lo.
  • Você pode interagir (dar pitacos) nos comentários dos seus colegas também.
  • Vamos produzir um vídeo também com as imagens que você produziu? Você sabe como? Quer dar os primeiros passos? É só falar com o seu professor.

domingo, 15 de setembro de 2013

FORMATURA DAS TURMAS DO 2º TRIMESTRE

 

PARABÉNS AOS FORMANDOS!

Depois de muito esforço durante o percurso, e de um processo que também partiu do retorno aos bancos escolares, vocês chegaram até esse momento marcante. Culminância que define o início de um caminho de conquistas na busca do conhecimento e do crescimento humano.

VOCÊS CONSEGUIRAM! VOCÊS PODEM MUITO MAIS!

BASTA SONHAREM, ACREDITAREM E FAZEREM ACONTECER!

SUCESSO! FELICIDADES!

MUITO AMOR E PROSPERIDADE EM SEUS PASSOS NESSA NOVA ETAPA DE SUAS VIDAS!

 

Centro de estudos integrado: CREJA + CEJA–Maré–Discurso do Sujeito Coletivo

 

DSCF6004 (4)

DSCF6005 (4)

DSCF6009 (3)

DSCF6012 (2)

DSCF6018 (2)