CREJA – Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos
Trabalho de Campo interdisciplinar: Estudos da Sociedade, Língua Portuguesa e Ciências1
Cidade do Rio de Janeiro: limites, localização e desigualdades socioambientais.2
1. Roteiro
CREJA - Centro da Cidade do Rio de Janeiro – Av. Rio Branco (Centro comercial – bancário) - Elevado da Perimetral (futura proposta de demolição-Projeto Porto Maravilha) - Avenida Brasil (início) - Linha Vermelha - Ilha do Fundão (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro).
o Porto do Rio de Janeiro;
o Cidade do Samba;
o Armazéns que serão demolidos;
o Hospital INTO.
1ª parada – Ilha do Fundão – UFRJ - Baía de Guanabara
o Limite Leste da Cidade – Baía de Guanabara – Ponte Rio-Niterói;
o UFRJ – Tecnopolos – CETEM (Pesquisa Mineral) – CEPEL (Eletrobrás) – CENPES (Petróbras)...
o Edificações do entorno (Complexo da Maré), teleférico do Complexo do Alemão;
o Condições da água e da areia – poluição da água e lixo flutuante;
Saída da Ilha do Fundão – Linha Amarela – Avenida Ayrton Senna – Praia da Barra da Tijuca.
o Estádio Olímpico
o Bairros da Zona Norte
o Túneis
o Chegada a Barra da Tijuca
Tipos de edificações
Cidade de Deus
Barra da Tijuca
o Obras BRT – Transcarioca (Corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.
o Cidade da Música
2ª Parada – Praia da Barra
o Limite Sul da Cidade – Oceano Atlântico.
o Edificações do entorno (condomínios).
o Lagoas
o Condições da água e da areia.
Saída da Praia da Barra da Tijuca – Avenida Sernambetiba – São Conrado – Vidigal – Leblon – Ipanema – Copacabana – Aterro do Flamengo – CREJA
o Copacabana, Ipanema, Leblon – Zona Sul da Cidade
Turismo
2. Procure observar e fotografar.
a. Investimentos públicos e privados (obras);
b. Paisagem natural e paisagem geográfica;
c. Edifícios e casas (tipos de residências);
d. “Seu olhar sobre a sua Cidade”.
1 Prof. Marcos Aurélio Bassolli Alves (Estudos da Sociedade) e Profa. Liana Lopes (Língua Portuguesa)
2 Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2013.
Agora que já fizemos o trabalho de campo, vamos utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação para agregar conteúdos à nossa prática.
- Assistiu o vídeo acima? Quando ele foi feito? Mudou alguma coisa? Qual é a sua opinião sobre o vídeo?
- Deixe os seus comentários sobre a sua vivênvia no trabalho de campo. O que achou? O que gostou? Quais foram as suas impressões sobre as desigualdades que vivenciamos? Deixe os seus comentários livremente mas não se esqueça de informar o seu nome completo para que possamos publicá-lo.
- Você pode interagir (dar pitacos) nos comentários dos seus colegas também.
- Vamos produzir um vídeo também com as imagens que você produziu? Você sabe como? Quer dar os primeiros passos? É só falar com o seu professor.
Amigo Marcos, você está de parabéns mais uma vez! Esta forma de trabalhar com nossos alunos estimulando a interatividade através do uso do BLOG é sensacional! Faz com que eles sejam atuantes dentro do processo, desenvolvendo o senso crítico, ao mesmo tempo em que observam os aspectos de nossa cidade. Também podem vivenciar a prática de publicarem suas opiniões neste espaço. Excelente! Vou tentar também fazer um trabalho parecido, para tentar criar uma rotina, que tal?
ResponderExcluir