segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Trabalho de Campo “Desigualdade socioambiental na Cidade do Rio de Janeiro”

Trabalho de Campo CREJA

CREJA – Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos
Trabalho de Campo interdisciplinar: Estudos da Sociedade, Língua Portuguesa e Ciências1
Cidade do Rio de Janeiro: limites, localização e desigualdades socioambientais.2
1. Roteiro
 CREJA - Centro da Cidade do Rio de Janeiro – Av. Rio Branco (Centro comercial – bancário) - Elevado da Perimetral (futura proposta de demolição-Projeto Porto Maravilha) - Avenida Brasil (início) - Linha Vermelha - Ilha do Fundão (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro).
o Porto do Rio de Janeiro;
o Cidade do Samba;
o Armazéns que serão demolidos;
o Hospital INTO.
 1ª parada – Ilha do Fundão – UFRJ - Baía de Guanabara
o Limite Leste da Cidade – Baía de Guanabara – Ponte Rio-Niterói;
o UFRJ – Tecnopolos – CETEM (Pesquisa Mineral) – CEPEL (Eletrobrás) – CENPES (Petróbras)...
o Edificações do entorno (Complexo da Maré), teleférico do Complexo do Alemão;
o Condições da água e da areia – poluição da água e lixo flutuante;
 Saída da Ilha do Fundão – Linha Amarela – Avenida Ayrton Senna – Praia da Barra da Tijuca.
o Estádio Olímpico
o Bairros da Zona Norte
o Túneis
o Chegada a Barra da Tijuca
 Tipos de edificações
 Cidade de Deus
 Barra da Tijuca
o Obras BRT – Transcarioca (Corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.
o Cidade da Música
 2ª Parada – Praia da Barra
o Limite Sul da Cidade – Oceano Atlântico.
o Edificações do entorno (condomínios).
o Lagoas
o Condições da água e da areia.
 Saída da Praia da Barra da Tijuca – Avenida Sernambetiba – São Conrado – Vidigal – Leblon – Ipanema – Copacabana – Aterro do Flamengo – CREJA
o Copacabana, Ipanema, Leblon – Zona Sul da Cidade
 Turismo
2. Procure observar e fotografar.
a. Investimentos públicos e privados (obras);
b. Paisagem natural e paisagem geográfica;
c. Edifícios e casas (tipos de residências);
d. “Seu olhar sobre a sua Cidade”.
1 Prof. Marcos Aurélio Bassolli Alves (Estudos da Sociedade) e Profa. Liana Lopes (Língua Portuguesa)
2 Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2013.

Agora que já fizemos o trabalho de campo, vamos utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação para agregar conteúdos à nossa prática.

  • Assistiu o vídeo acima? Quando ele foi feito? Mudou alguma coisa? Qual é a sua opinião sobre o vídeo?
  • Deixe os seus comentários sobre a sua vivênvia no trabalho de campo. O que achou? O que gostou? Quais foram as suas impressões sobre as desigualdades que vivenciamos? Deixe os seus comentários livremente mas não se esqueça de informar o seu nome completo para que possamos publicá-lo.
  • Você pode interagir (dar pitacos) nos comentários dos seus colegas também.
  • Vamos produzir um vídeo também com as imagens que você produziu? Você sabe como? Quer dar os primeiros passos? É só falar com o seu professor.

Um comentário:

  1. Amigo Marcos, você está de parabéns mais uma vez! Esta forma de trabalhar com nossos alunos estimulando a interatividade através do uso do BLOG é sensacional! Faz com que eles sejam atuantes dentro do processo, desenvolvendo o senso crítico, ao mesmo tempo em que observam os aspectos de nossa cidade. Também podem vivenciar a prática de publicarem suas opiniões neste espaço. Excelente! Vou tentar também fazer um trabalho parecido, para tentar criar uma rotina, que tal?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Por favor, ao fazer o seu comentário não se esqueça de informar o seu nome para que possamos publicá-lo.