sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Oficina para Professores(as) do PEJA´. História e Geografia. E.M. Orsina da Fonseca.

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20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

Trabalho aprovado para “apresentações especiais”.

Modelos de EaD e o planejamento, implementação e gestão da EaD para Jovens e Adultos na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro
Marcos Aurélio Bassolli Alves - UFF & UERJ

Contexto EJA – Educação de Jovens e Adultos e a modalidade EAD. Dados da PNAD 2009 apontam, nas condições de vida da população brasileira, que o conjunto de pessoas que frequentava os cursos de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos era de 2,1 milhões de pessoas. Destes, 78,3% estão em classes do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio. Apesar do avanço e consolidação das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação e as suas aplicações no campo da Educação a Distância (Educação on Line) ainda é significativo o número de cidadãos que estão, por diferentes motivos, fora da escola e impedidos de continuar seus estudos no sistema regular de ensino. A EJA – Educação de Jovens e Adultos, modalidade da Educação Básica, insere-se no processo permanente de aprendizagem do adulto, condição básica para cidadania e inserção no mercado. (GADOTTI, 2014) Ao mesmo tempo, diferentes autores apontam um crescimento exponencial e até explosivo da EAD no Brasil (MATTAR, 2014), notadamente a partir da consolidação e universalização do acesso às [novas] TIC´s. Historicamente, da mesma forma que identificamos esse crescimento também percebemos uma maior complexidade decorrente da formulação e desenvolvimento de diferentes modelos de EAD. Tal complexidade e alcance da EAD demandam maiores estudos teóricos sobre os seus modelos, roteiros e processos de ensino aprendizagem (MATTAR, 2014). A EAD, mais do que uma forma de ensino, deve ser vista como uma estratégia de política pública possível para a ampliação da Educação de Jovens e Adultos garantindo assim o direito de todos à educação. EAD no CREJA – Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos, primeiro passo na expansão para as escolas exclusivas de EJA na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. Polo de atendimento presencial; Design Didático do material impresso; Mediação tecno-pedagógica; Aulas presenciais interdisciplinares; Tutoriais presenciais; Provas presenciais. Parceria com a Fundação Trompowsky – Exército Brasileiro - AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle®. Fóruns – Comunicação síncrona; Tutoria a distância; Flash das aulas/disciplinas; Exercícios específicos com gabaritos comentados; Atividades específicas das aulas interdisciplinares presenciais; Resultados alcançados e ações futuras; Avalição institucional; Distância transacional x motivação x desistência

Professor&Escola&TICs

Professor: a tecnologia pode ser uma aliada durante a aula

07/07/2014

Quer levar o século XXI para a sala de aula, mas não sabe como? Conheça algumas dicas


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Fonte: Shutterstock

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Integrar a tecnologia a sua aula pode dinamizar o conteúdo e, consequentemente, atrair seus alunos

Vivemos num mundo digital, não há dúvida nenhuma quanto a isso. No entanto, não são todos os professores que aderiram a essa tendência, embora ela dinamize as aulas eatraiam os alunos. Veja alguns conselhos para usar a tecnologia a seu favor para incentivar o aprendizado dos estudantes.

Leia também:
» Professor: entenda a importância de saber lidar com a tecnologia
» 4 tipos de ferramentas online que devem ser utilizadas na educação
» Conheça algumas ferramentas educativas


1 – Integre a sua aula novas ferramentas digitais

Aplicativos, videoaulas, sites interativos, games. As possibilidades são muitas e é interessante que você esteja aberto a conhecê-las e, se eficientes, apresentá-las aos seus alunos. Porém, não exagere. Lembre-se que as tecnologias devem ser usadas para facilitar a compreensão dos alunos, não complicá-la.

2 – Use as redes sociais

Conheça os sites que seus alunos usam para se comunicar e veja se não há como usá-los para estender o conhecimento deles sobre determinado assunto. Por exemplo, por que não criar um grupo no Facebook para a sala? Assim, você poderia compartilhar conteúdos complementares a última aula que você deu.

3 – Você é um cidadão digital

Embora seja favorável ter um bom relacionamento com os estudantes, não ultrapasse os limites compartilhando aspectos da sua intimidade com eles na rede. Você mais que um educador, é um cidadão digital. Se você não aborda esse assunto pessoalmente nas aulas, não é na rede que esse comportamento será considerado apropriado.


Fonte: Universia Brasil

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/07/07/1100216/professor-tecnologia-pode-aliada-durante-aula.html

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Curso EAD Supera–Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) abriu as inscrições
para 30 mil vagas na 6ª edição do Curso SUPERA - "Sistema para detecção do Uso abusivo e
dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento".
O curso, totalmente gratuito, visa capacitar profissionais das áreas da saúde e assistência
social para identificação e abordagem dos usuários de álcool, crack e/ou outras drogas, com
a apresentação de diferentes modelos de prevenção e intervenção e encaminhamento.
A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120 horas e tem a duração de três meses. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Os alunos receberão o material didático no endereço residencial e terão acesso às novas
tecnologias de EaD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), portal específico do
curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações.
O curso é parte integrante do eixo "prevenção" do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.


Inscrições gratuitas
www.supera.senad.gov.br

quinta-feira, 31 de julho de 2014

“História, imagens, personagens…”–Palestras de agosto.

 

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FORMATURA DAS TURMAS DE ENSINO PRESENCIAL–1º trimestre de 2014

Vídeo produzido para a formatura das turmas de ensino presencial de Educação de Jovens e Adultos do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, em maio de 2014. Parabéns aos concluintes e aos professores do CREJA por mais esta realização. Mostramos sempre à população desta Cidade que aqui realizamos um trabalho pedagógico voltado para o desenvolvimento pleno da cidadania de nossos alunos.

FORMATURA DA 6ª TURMA DA EJA / EAD

Vídeo produzido para a formatura da 6ª Turma da Educação de Jovens e Adultos por meio de Educação a Distância, do CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos:Turma 1 / 2014, em maio deste ano. Destacamos o aperfeiçoamento do trabalho com a consequente melhoria na aprendizagem de nossos alunos. Ainda temos um longo caminho pela frente, porém devemos reconhecer que a proposta é uma alternativa de sucesso para a escolarização de um público que por inúmeras razões não tiveram a oportunidade de concluir o seu ensino fundamental. Este é o primeiro passo na vida destas pessoas que possuem o direito constitucional de acesso à educação pública de qualidade. Parabéns aos nossos alunos e a toda a equipe do CREJA.