O CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos foi criado para possibilitar, aos seus professores(as) e alunos(as), a construção de uma proposta pedagógica interdisciplinar e baseada em projetos. Localizado na histórica rua da Conceição, no centro da cidade do Rio de Janeiro, o CREJA se apresenta como acervo e referência instrumental para a gestão pedagógica do espaço-tempo escolar na Educação de Jovens e Adultos e da EJA por meio da Educação a Distância (EAD)
terça-feira, 19 de agosto de 2014
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O CREJA–EAD estará presente!
Congresso Internacional de Educação a Distância
A ABED realizará, em Curitiba - PR, o 20º CIAED - Congresso Internacional
ABED de Educação a Distância, nos dias 6 a 9 de outubro de 2014, para
explorar os diversos elementos que compõem a EaD, em diferentes
abordagens, nacionais e internacionais.
Com o tema “EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil” o 20º CIAED será um
fórum de debates e atualização profissional, com 56 apresentações em sessões plenárias, 11
keynote speakers, 45 mesas redondas, mais de 150 trabalhos científicos e 56 pôsteres,
reunindo pesquisadores, educadores, consultores empresariais e dirigentes de organizações
educacionais do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Taiwan, Turquia, Uruguai, que
contribuem direta ou indiretamente para a inovação do ensino a distancia no mundo.
Outros destaques importantes deste encontro serão as rodadas de negócios, os lançamentos
de livros, as oficinas e os 18 minicursos. Estão preparadas mais de 20 atividades diversificadas
para atender os 2.000 congressistas. Paralelamente, a Expo EaD exibirá estandes com produtos
e serviços de empresas e instituições líderes no setor da educação, em 935 m2 de feira.
O 20º CIAED é um evento tradicional no calendário da ABED, que a cada ano procura construir
um novo capítulo para ampliar as possibilidades educacionais no Brasil.
Para conhecer a programação completa, com carga horária de cada atividade, consulte
www.abed.org.br/congresso2014
Inscrições abertas!
FICHA TÉCNICA
O 20º CIAED é 100% presencial, carga horária de 40 horas e minicursos de 6 horas.
Qualis (Capes) B N
ISSN 2175-4098
Local: Expo Unimed – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Campo Comprido – Curitiba / PR
Tel.: (41) 3317-3000
INFORMAÇÕES
abed@abed.org.br
Tel.: (11) 3275-3561
www.abed.org.br
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.
Trabalho aprovado para “apresentações especiais”.
Modelos de EaD e o planejamento, implementação e gestão da EaD para Jovens e Adultos na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro
Marcos Aurélio Bassolli Alves - UFF & UERJ
Contexto EJA – Educação de Jovens e Adultos e a modalidade EAD. Dados da PNAD 2009 apontam, nas condições de vida da população brasileira, que o conjunto de pessoas que frequentava os cursos de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos era de 2,1 milhões de pessoas. Destes, 78,3% estão em classes do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio. Apesar do avanço e consolidação das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação e as suas aplicações no campo da Educação a Distância (Educação on Line) ainda é significativo o número de cidadãos que estão, por diferentes motivos, fora da escola e impedidos de continuar seus estudos no sistema regular de ensino. A EJA – Educação de Jovens e Adultos, modalidade da Educação Básica, insere-se no processo permanente de aprendizagem do adulto, condição básica para cidadania e inserção no mercado. (GADOTTI, 2014) Ao mesmo tempo, diferentes autores apontam um crescimento exponencial e até explosivo da EAD no Brasil (MATTAR, 2014), notadamente a partir da consolidação e universalização do acesso às [novas] TIC´s. Historicamente, da mesma forma que identificamos esse crescimento também percebemos uma maior complexidade decorrente da formulação e desenvolvimento de diferentes modelos de EAD. Tal complexidade e alcance da EAD demandam maiores estudos teóricos sobre os seus modelos, roteiros e processos de ensino aprendizagem (MATTAR, 2014). A EAD, mais do que uma forma de ensino, deve ser vista como uma estratégia de política pública possível para a ampliação da Educação de Jovens e Adultos garantindo assim o direito de todos à educação. EAD no CREJA – Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos, primeiro passo na expansão para as escolas exclusivas de EJA na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. Polo de atendimento presencial; Design Didático do material impresso; Mediação tecno-pedagógica; Aulas presenciais interdisciplinares; Tutoriais presenciais; Provas presenciais. Parceria com a Fundação Trompowsky – Exército Brasileiro - AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle®. Fóruns – Comunicação síncrona; Tutoria a distância; Flash das aulas/disciplinas; Exercícios específicos com gabaritos comentados; Atividades específicas das aulas interdisciplinares presenciais; Resultados alcançados e ações futuras; Avalição institucional; Distância transacional x motivação x desistência
Professor&Escola&TICs
Professor: a tecnologia pode ser uma aliada durante a aula
07/07/2014
Quer levar o século XXI para a sala de aula, mas não sabe como? Conheça algumas dicas
Fonte: Shutterstock
Integrar a tecnologia a sua aula pode dinamizar o conteúdo e, consequentemente, atrair seus alunos
Vivemos num mundo digital, não há dúvida nenhuma quanto a isso. No entanto, não são todos os professores que aderiram a essa tendência, embora ela dinamize as aulas eatraiam os alunos. Veja alguns conselhos para usar a tecnologia a seu favor para incentivar o aprendizado dos estudantes.
Leia também:
» Professor: entenda a importância de saber lidar com a tecnologia
» 4 tipos de ferramentas online que devem ser utilizadas na educação
» Conheça algumas ferramentas educativas
1 – Integre a sua aula novas ferramentas digitais
Aplicativos, videoaulas, sites interativos, games. As possibilidades são muitas e é interessante que você esteja aberto a conhecê-las e, se eficientes, apresentá-las aos seus alunos. Porém, não exagere. Lembre-se que as tecnologias devem ser usadas para facilitar a compreensão dos alunos, não complicá-la.
2 – Use as redes sociais
Conheça os sites que seus alunos usam para se comunicar e veja se não há como usá-los para estender o conhecimento deles sobre determinado assunto. Por exemplo, por que não criar um grupo no Facebook para a sala? Assim, você poderia compartilhar conteúdos complementares a última aula que você deu.
3 – Você é um cidadão digital
Embora seja favorável ter um bom relacionamento com os estudantes, não ultrapasse os limites compartilhando aspectos da sua intimidade com eles na rede. Você mais que um educador, é um cidadão digital. Se você não aborda esse assunto pessoalmente nas aulas, não é na rede que esse comportamento será considerado apropriado.
Fonte: Universia Brasil
quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Colégio Pedro II Ensino Médio e Técnico Curso Gratuitos para Jovens e Adultos
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Curso EAD Supera–Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) abriu as inscrições
para 30 mil vagas na 6ª edição do Curso SUPERA - "Sistema para detecção do Uso abusivo e
dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento".
O curso, totalmente gratuito, visa capacitar profissionais das áreas da saúde e assistência
social para identificação e abordagem dos usuários de álcool, crack e/ou outras drogas, com
a apresentação de diferentes modelos de prevenção e intervenção e encaminhamento.
A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120 horas e tem a duração de três meses. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Os alunos receberão o material didático no endereço residencial e terão acesso às novas
tecnologias de EaD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), portal específico do
curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações.
O curso é parte integrante do eixo "prevenção" do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.
Inscrições gratuitas
www.supera.senad.gov.br