terça-feira, 15 de novembro de 2011

Projeto Político Pedagógico 2011 - reflexão


Se observarmos a arquitetura do nosso Projeto Político Pedagógico podemos fazer reflexões sobre os nossos projetos coletivos, nossa prática e contribuição didática, não é mesmo? Esse PPP está em todos nós, nos diferentes turnos e returnos [porque nossos alunos migram entre os turnos], em nossas diferentes equipes que formam esse coletivo maior chamado CREJA.
Nosso saber de professor nos fez pensá-lo coletiva e colaborativamente. Até por isso, colecionamos acertos e projetos consolidados. Nada foi fácil, naturalmente. Nosso empenho e compromisso com a construção de educação de qualidade fez e sempre fará a diferença.
Nossos alunos vivenciam esse empenho e "respondem" com atitudes proativas, participativas e engajadas que resultam em consolidação da aprendizagem expressa nos seus discursos e textos.
Quantos eventos...quanta prática em espaços não-formais de educação estivemos envolvidos...ainda vamos fazer novos "trabalhos de campo"...Nossa caderneta de atividades vai estar "bombando".
Deixe o seu comentário, faça o seu registro, relate a sua prática e os seus projetos. Vamos registrar todos os nossos projetos nesse ano de 2011? Quer publicar fotos aqui no blog? É muito fácil. Quer escrever aqui no blog? É muito fácil. "Eu sei que nada sei...mas eu seu procurar!"
Publicado por 9bassoli@gmail.com - Prof. Marcos Bassolli
Posted by Picasa

sábado, 12 de novembro de 2011

THÉÂTRE DU SOLEIL - Os náufragos da louca esperança (auroras)

P1080723
P1080729
P1080730
P1080739
P1080740
P1080743
Professores e Alunos do CREJA puderam assistir a um espetáculo belíssimo no HSBC Arena.
Inspirada num misterioso romance póstumo de Júlio Verne a história conta as dificuldades e a determinação ideológica de um diretor de cinema para produzir um filme, no início da indústria cinematográfica, utilizando como cenário básico o sótão da "guinguette" "Le foi Espoir". (A Louca Esperança).
Guinguettes eram "restaurantes populares" localizados nos subúrbios de Paris.Seus frequentadores eram oriundos da classe trabalhadora.
A peça começa com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, estopim da primeira Grande Guerra Mundial, abordando, com muito humor e técnicas teatrais, as questões políticas, ideológicas, históricas e geográficas que marcaram o século XX.
"Compromisso [da Companhia Théâtre du Soleil] de tratar as grandes questões políticas e humanas sob um ângulo universal mistura-se à pesquisa de grandes formas de discurso, na confluência das artes do Oriente e do Ocidente".
Publicado por 9bassoli@gmail.com
Prof. Marcos Bassolli

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Paixão de Ler, Crônicas do Rio no CREJA

 

P1080599

P1080600

P1080605

P1080607

P1080619

P1080623

P1080624

P1080632

Promovido pela Sala de Leitura (Profa. Solange) evento Paixão de Ler, Crônicas do Rio movimentou o CREJA nesta terça-feira, 08 de novembro.

Pubicado por 9bassoli@gmail.com – Prof. Marcos Bassolli

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conecta 2011–Tecnologias Educacionais

 

P1080555

P1080557

P1080559

P1080561

P1080566

P1080569

P1080570

P1080571

P1080572

Promovido pelo Sistema Firjan, o evento mostrou a força das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, na formação e na qualificação da mão-de-obra.

CREJA na ExpoPeja 2011

 

P1080494

P1080495

 

P1080497P1080499

P1080509

P1080551

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por 9bassoli@gmail.com – Prof. Marcos Bassolli

CREJA na ExpoPeja 2011

Publicado por 9bassoli@gmail.com – Prof. Marcos Bassolli

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Educação em espaço não-formal–Caixa Cultural

 

DSCF0382

DSCF0383

DSCF0384

DSCF0385

DSCF0386

DSCF0387

Acompanhados do Prof. Américo, nossos alunos visitaram, no Centro Cultural da Caixa, os trabalhos de Botero, Manuel Messias e Sérgio Marimba. Educação de Qualidade na Cidade do Rio de Janeiro.

Publicado por 9bassoli@gmail.com – Prof. Marcos Bassolli

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Érico Verissimo

 

P1080332

P1080334

P1080336

P1080337

P1080338

P1080339

P1080340

Painel Érico Verissimo – Publicado por 9bassoli@gmail.com – Prof. Marcos Bassolli

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sou pai, sou aluno.

 

P1080304

Deveríamos nos sentir bem caso nossos filhos.netos ou qualquer outra pessoa solicitasse a nossa ajuda em um trabalho escolar, mas nem sempre dominamos alguns assuntos, aliás não há quem saiba tudo…

Mesmo assim devmos nos mostrar atentos às necessidades do outro, e tentar intermediar o “como” alcançar as soluções.

Os mais novos podem achar estranho termos dificuldade em operações básicas da matemática, como, adicionar, subtrair, multiplicar e dividir, mas cada um sabe o rumo que a vida tomou, quando deveríamos ter aprendido e éramos mais jovens.

Hoje, de volta aos bancos escolares,  visão de como alcançar os mais variados objetivos provavelmente se alterou. De um forma muito mais positiva, conseguimos interferir no nosso lar e nos ambientes que frequentamos, com a nossa alta estima em alta, sem medo de errar…

Aprendemos que o erro faz parte do processo de aprendizagem, e que esse processo é contínuo e sem um “fim”.

Profa. Deyse Manni

 

Publicado por 9bassoli@gmail.com – Prof. Marcos Bassolli