O CREJA se destaca no cenário da EJA desta Rede Pública pela qualidade do trabalho realizado, envolvendo atividades diferenciadas que permitem uma aprendizagem dinâmica e significativa. A aula mostrada a seguir foi realizada pela Profª Carla Puppe de Souza Matta, Prefessora regente de Ciências dos 5º e 6º turnos.
Excelente trabalho. Destacamos aqui a aula experimental.
A prática foi realizada com as turmas 1510 (5º turno) e 159 (6º turno) e a idéia era revelar um pouco o mundo "invisível" dos micro-organismos, diferenciando bactérias de bolores.
Após o período de incubação e observação das placas, discutimos questões como hábitos de higiene, manipulação de alimentos, limpeza e higienização de ambientes, doenças causadas por bactérias e fungos. Observando as placas também foi possível observar e discutir sobre a diversidade de microrganismos em cada material coletado.
Materiais utilizados:
- cotenetes estéreis;
- soro fisiológico estéril;
- placas de Petri contendo meio de cultivo (gelatina enriquecida com açúcares);
- caixa de isopor (para incubação).
Parabéns amiga e talentosa Profª Carla. Adorei sua iniciativa na aula. Penso que assim devam ser as nossas aulas de Ciências. Para o próximo ano, vamos tentar realizar também nos outros turnos? Conto com a sua ajuda. Mais uma vez parabéns!
ResponderExcluirParabéns Profa. Carla, aprendizagem significativa é isso! Aprendemos o que nos é significativo (neurociência). Essa equipe do CREJA vem fazendo a diferença na construção de uma educação pública de qualidade na cidade do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirObrigada queridos... Pelos elogios e, principalmente, pela parceria! É uma honra trabalhar com profissionais tão qualificados e engajados como vocês!
ResponderExcluirProfessora Maria Júlia, pode contar comigo sempre. Vamos planejar, ok!? Já tenho algumas idéias para 2013!!!
Professora Carla Pupe