domingo, 16 de dezembro de 2012

Aula prática: “O MUNDO INVISÍVEL DOS MICRO-ORGANISMOS”

 

O CREJA se destaca no cenário da EJA desta Rede Pública pela qualidade do trabalho realizado, envolvendo atividades diferenciadas que permitem uma aprendizagem dinâmica e significativa. A aula mostrada a seguir foi realizada pela Profª Carla Puppe de Souza Matta, Prefessora regente de Ciências dos 5º e 6º turnos.

Excelente trabalho. Destacamos aqui a aula experimental.

A prática foi realizada com as turmas 1510 (5º turno) e 159 (6º turno) e a idéia era revelar um pouco o mundo "invisível" dos micro-organismos, diferenciando bactérias de bolores.
Após o período de incubação e observação das placas, discutimos questões como hábitos de higiene, manipulação de alimentos, limpeza e higienização de ambientes, doenças causadas por bactérias e fungos. Observando as placas também foi possível observar e discutir sobre a diversidade de microrganismos em cada material coletado.
Materiais utilizados:
- cotenetes estéreis;
- soro fisiológico estéril;
- placas de Petri contendo meio de cultivo (gelatina enriquecida com açúcares);
- caixa de isopor (para incubação).

3 comentários:

  1. Parabéns amiga e talentosa Profª Carla. Adorei sua iniciativa na aula. Penso que assim devam ser as nossas aulas de Ciências. Para o próximo ano, vamos tentar realizar também nos outros turnos? Conto com a sua ajuda. Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Profa. Carla, aprendizagem significativa é isso! Aprendemos o que nos é significativo (neurociência). Essa equipe do CREJA vem fazendo a diferença na construção de uma educação pública de qualidade na cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada queridos... Pelos elogios e, principalmente, pela parceria! É uma honra trabalhar com profissionais tão qualificados e engajados como vocês!
    Professora Maria Júlia, pode contar comigo sempre. Vamos planejar, ok!? Já tenho algumas idéias para 2013!!!
    Professora Carla Pupe

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Por favor, ao fazer o seu comentário não se esqueça de informar o seu nome para que possamos publicá-lo.