Durante uma aula de Ciências da profª Maria Julia, os alunos da turma 158 discutiram a questão do saneamento básico e de que forma ele é importante para a qualidade de vida da população. Na ocasião todos assistiram a vídeos sobre o assunto, (que são indicados nos links desta postagem), também puderam interagir durante a apresentação de tabelas, gráficos, textos e outras mídias. A partir do trabalho realizado todos foram desafiados a realizaem pesquisas e/ou produzirem textos sobre os temas a seguir, e como cada um deles se relaciona com o desafio do saneamento básico em nosso país.
- Controle de agentes patogênicos
- Enteroparasitoses
- Por que as crianças são mais suscetíveis às infecções decorrentes da falta de saneamento básico.
- Ambiente prejudicado por falta de saneamento básico afeta biodiversidade.
- Condições para melhoria da qualidade de vida.
- Aumento da produtividade – facilitar atividade econômica (PIB)
- Situação higiênica saudável
- Resíduos sólidos
Os alunos da Turma serão estimulados a publicarem seus resumos no espaço destinado aos comentários.
Links dos vídeos apresentados durante a aula:
Globo Ecologia Rio+20 - Saneamento, o básico inexiste
Ação em debate - Preservação do meio ambiente
Rio + 20 - Baía da Guanabara está mais suja 20 anos depois da ECO 92
Higiene saudável
ResponderExcluirConsiste na prática do uso de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos, a higiene compreende os hábitos que visem preservar o estado original do ser , que é o bem estar e a saúde perfeita. Às técnicas de manutenção do bem estar e harmonia funcional do organismo, damos o nome de hábitos sanitizantes, ou hábitos higiênicos.
Muitas doenças infectocontagiosas existentes são encontradas em locais inadequados decorrentes dos baixos padrões de higiene, por vezes relacionados com baixo padrão cultural e social, a higiene coletiva e um conjunto de normas para evitar nossas doenças e de outras pessoas.
Higiene ambiental consiste na limpeza do nosso meio ambiente, como varrer, lavar, cautela em relações aos fatores químicos e biológicos, externos e individuais.
Higiene mental é a necessidade que temos de verbalizar, ela evita conflitos sociais e doenças psicossomáticas.
Higiene saudável
ResponderExcluirConsiste na prática do uso de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos, a higiene compreende os hábitos que visem preservar o estado original do ser , que é o bem estar e a saúde perfeita. Às técnicas de manutenção do bem estar e harmonia funcional do organismo, damos o nome de hábitos sanitizantes, ou hábitos higiênicos.
Muitas doenças infectocontagiosas existentes são encontradas em locais inadequados decorrentes dos baixos padrões de higiene, por vezes relacionados com baixo padrão cultural e social, a higiene coletiva e um conjunto de normas para evitar nossas doenças e de outras pessoas.
Higiene ambiental consiste na limpeza do nosso meio ambiente, como varrer, lavar, cautela em relações aos fatores químicos e biológicos, externos e individuais.
Higiene mental é a necessidade que temos de verbalizar, ela evita conflitos sociais e doenças psicossomáticas.
bruna da conceição meira turma 158
Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida do ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e também a saúde, educação, saneamento básico e outras circunstâncias.
ResponderExcluirAvaliação
A Organização Mundial da Saúde desenvolveu um questionário para aferir a qualidade de vida, que possui duas versões.
É composto por seis domínios, o físico, o psicológico, o nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.
IDN
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDN) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem estar de uma população, especialmente o bem estar infantil.
Flaviana Moreira
Parabéns pelos comentários
ResponderExcluirProf. Marcos
Parabéns turma 158 e Professora Maria Júlia.
ResponderExcluir